Por: Marinalva
Freire da Silva
A presente
coletânea “ENTRELAÇANDO AS CULTURAS NA TRILHA DA CIDADANIA” enquadra-se no rol
das obras que abordam temas transdisciplinares, visando à cidadania, pois,
segundo Sandro Marcio Drumond Alves, na apresentação, refere:
Esta obra
congrega aspectos culturais que perpassam os mais variados campos dos estudos
científico-humanísticos. Apesar da concretização do mosaico do conhecimento
apresentado, devemos sempre observar atentamente que toda heterogeneidade
abarca uma homogeneidade, por vezes implícita, desafiando a mente e o
comportamento humano a fim de ser desbravada, descoberta, entendida. É
exatamente esse desafio que foi aceito pelos autores dos textos que ora
se apresentam nessa publicação.
Refletindo a respeito dos artigos construídos sob uma pluralidade
conteudística, entrelaçada nos variados enfoques culturais, temos:
1 - Desenvolvimento curricular, de Durval Ferreira Vieira, que trata de um estudo
reflexivo sobre o proceso ensino-aprendizagem, pois as relações sociais e
pedagógicas devem ser compreendidas no cotidiano escolar como produção mediada
por este contexto; as diferenças socioculturais determinam diferentes
necessidades de aprendizagem, mas existe aquilo que deve ser garantido pelo
Estado e que é comum a todos os alunos de qualquer lugar do Brasil - o direito
de aprender;
2-
Um olhar de cidadania sobre os preconceitos contra homossexuais, a partir da
leitura do romance Rato, de Luís Capucho, cuja autora é Gilda Carneiro Neves
Ribeiro, que tem como objetivos tecer algumas considerações sobre o romance Rato
e detectar quais os fatores que contribuem para agravar os problemas de
preconceito e rejeição contra os homossexuais;
3-
El esplendor de la civilización maya en mesoamérica, de Gleba Coelli Luna da
Silveira, tem por objetivo estudar a civilização maya-quiché, considerada
a mais antiga e superior à civilização dos aztecas;
4-
Humanização na Saúde, de Israel dos Santos Silva, percebendo a urgência da
humanização nas relações nos serviços de saúdee a necessidade de resgatar as
peculiaridades de cada profissional que presta assistência à saúde, o objetivo
deste estudo é abordar a humanização na saúde, por meio de pesquisa
bibliográfica e análise documental.
5-
Cultura, poder e currículo: da objetividade à igualdade, de Jeane Carneiro da
Costa, tem por objeto de estudo o Curso de Pedagogia e suas ações desenvolvidas
junto aos alunos, enquanto sujeitos ativos, com base em idéias, desenvolvidas a
partir do arcabouço teórico vinculado ao processo de formação e profissionalização
do professor. Trata-se, pois, de ligar o saber social ao contexto em estudo,
afirmar sua relação com a representação da cultura e do poder no âmbito do
currículo, tornando-se consciente da capacidade do sujeito e do conhecimento
como condição essencialmente humana;
6-
A importância do Conselho Nacional de Justiça para o Judiciário Brasileiro, de
João Ramalho Alves da Silva, estudo que diz respeito aos diversos aspectos
positivos da criação do CNJ- Conselho Nacional de Justiça para o Judiciário
Brasileiro. A relevância da discussão proposta reside no fato de
que a despeito de todas as discussões sobre o controle do Poder
Judiciário, concretos ou abstratos, os juristas e a sociedade brasileira
têm envidado consideráveis esforços com relação à elucidação de questões
intrinsecamente ligadas à temática do Poder Judiciário;
7-
Na trilha dos escritos de Miguel Hernández , de José Alberto Miranda Poza, cujo
objetivo é tratar da existência de uma poesia do exílio, imediatamente depois
do final da injusta guerra, que engloba um numeroso elenco de poetas que saíram
para o desterro, em especial, Miguel Hernández, um poeta excepcionalmente
dotado que sabe conjugar – como um García Lorca - a força da inspiração com a
arte mais rigorosa, a improvisação popular com as técnicas mais sábias;
8-
Tropeiros da Borborema: tradução precisa da aventura Almocreve pelas veredas da
Terra do Sol, de José Romero Araújo Cardoso, tem por finalidade analisar a
importância dos tropeiros para a história social e econômica da antiga Vila
Nova da rainha, no século XIX, tão impressionante que não há como dissociar a
dinâmica cidade com a presença dos antigos agentes econômicos que vinham do
brejo, do agreste, do curimataú, do sertão etc.;
9-
O complexo de Édipo e suas variações em Solo feminino, de Livia Garcia Roza, de
autoria das irmãs Katiana Barbosa de Arruda e Karliana Barbosa de Arruda. Após
reflexão de ambas sobre a relação entre Literatura e Psicanálise, estabeleceram
como objetivo analisar a autora e a obra Solo Feminino, indicada ao Prêmio
Jabuti, cuja escolha não foi aleatória, pois Garcia-Roza é psicanalista,
com pós-graduação em Psicologia Clínica, faz parte de uma nova geração de
escritores, por que não dizer de escritoras. Dentre as inúmeras antologias que
participou uma delas, 25 mulheres que estão fazendo a literatura brasileira,
ajuda a entender a importância da romancista para a Literatura;
10- Conscientização
e diálogo: princípios freireanos, de Maria Célia de Assis, tem por objetivo
estudar a proposta de Paulo Freire por se tratar de uma educação
problematizadora, dialógica, oposta à concepção bancária, por isso, não trata o
educando como depósitos de informações ao contrário, busca promover caminhos
para que ele seja sujeito capaz de construir a sua autonomia, dessa forma, a
contradição educador-educando, em que o educador é sujeito e o educando objeto
passivo é superada;
11- Mudanças,
acomodação, conveniência e nossa postura no mundo diante disso, de Marina Isis
Freire da Silva, cujo objetivo é conscientizar as pessoas para o exercício da
ética cristã;
12- Em
busca do Eu Centenário, de Marinalva Freire da Silva, cujo objetivo é
homenagear o Poeta maior no centenário de sua única obra;
13- Bartolomeu
Campos de Queirós: e o Verbo se fez Poesia, de Neide Medeiros Santos, cujo
objetivo é apresentar uma análise das obras de Bartolomeu Campos de Queiroz,
que escreveu muitas obras no campo da literatura infanto-juvenil;
14- O
discurso do silêncio no filme A má educação, de Pedro Almodóvar, de Rafael
Francisco Braz e Marinalva Freire da Silva, cujo objetivo é analisar o abuso
sexual infantil no filme Má Educação, do diretor Pedro Almadóvar,
exemplificando uma relação de abuso de poder entre um adulto abusador e uma
criança vitimizada;
15- Educação
em Direitos Humanos: uma vivência na GRE Recife Norte, de Suely Dantas de
Oliveira Moura, Tania Maria Nascimento e Gisely Dantas Pessoa, cujo objetivo é
fazer uma análise do desenvolvimento de um projeto na GRE Recife Norte que teve
início em algumas escolas da rede estadual de Pernambuco, precisamente em
algumas escolas jurisdicionada à Gerência Regional de Educação-GRE Recife
Norte, o Projeto Conviver com o ECA na Escola, bem como enriquecer a discussão
acerca das dificuldades e conflitos que, geralmente, ocorrem entre os que fazem
a comunidade escolar local, assim como trabalhar a diferença entre o ato
indisciplinar e o ato infracional e conflitos; e
Dessa forma,
espera-se que esta obra seja lida principalmente tanto pelos jovens como pelos
adultos não como leitura de deleite, mas como ponto de reflexão sobre o
existir.
Marinalva
Freire da Silva:
Licenciada em
Letras Clássicas e Vernáculas (1973) e em Pedagogia (1979) - Universidade
Federal da Paraíba-1973. Mestre em Letras – PUC - Curitiba-PR (1982). Doutorado
em Filologia Românica (1990/1991)-Universidade Complutense de Madrid (Espanha).
Pós-graduação em Pedagogia Religiosa: Teologia. Arquidiocese da Paraíba/
Institutos Paraibanos de Educação/ Universidade Federal da Paraíba- João Pessoa
(1997) . Professora de Língua Portuguesa - Universidade Federal da Paraíba-João
Pessoa (1974/1994). Professora Colaboradora Honorífica da Faculdade de
Filologia Românica da -Universidade Complutense de Madrid (1987/1988-
1990/1991). Consultora da Universidade Estadual da Paraíba-Campus III –
Guarabira- PB (1994-1996). Professora Visitante da Universidade Estadual da
Paraíba -Campus I – Campina Grande (1997-1999) e Professora Titular (a partir
de 1999). Professora Convidada da Faculdade de Formação de Professores de Goiana
–PE (a partir de julho/2011). Delegada de Direito da Pessoa Humana. Tradutora
de Espanhol. Membro da Associação de Professores de Espanhol da Paraíba
(Presidente de 1992/2002) e de São Paulo; International Writers and
Artists-IWA,/OHIO,USA; da Academia de Estudos Literários e Linguísticos de
Anápolis/GO; da União Brasileira de Escritores da Paraíba-UBE/PB; da Academia
Feminina de Letras e Artes da Paraíba-AFLAP/PB e do Instituto Paraibano de
Genealogia e Heráldica. Obras publicadas: Ditames do Coração (1989); Genealogia
de Daura Santiago Rangel (1991); Genealogia de José Freire de Lima (Parceria
com Expedito Freire de Lima; 1992); Perspectivas Poéticas (1992); Plural dos
nomes em -ão na língua portuguesa: uma abordagem filológica (1993); Daura
Santiago Rangel: Perfil de uma Educadora(1993); Español Instrumental (lª a 9ª
ed. ,1996-2006; Reflexiones(1997); Homenagens em Poesia (1998; 2ª ed. 2013);
Recordar conforta a alma (1998); Augusto dos Anjos: Vida e poesia (1998; obra
traduzida, 2001); Edición Crítica del Regimento Proueytoso contra ha Pestenença
(Publicación en CD,1991); edição impressa, 2008); Daura Santiago Rangel: una
Educadora (Traduzida, 2000);YO (Eu de Augusto dos Anjos (Tradução em parceria,
2000; 2ªed. 2010); Español a través de textos I (2002); Coletânea poética
(2002); Dicionário Erótico Brasileiro (2004); Español a través de textos II
(2005); Daura Santiago Rangel: Reconstrução de uma época (2006); Estudos
Filológicos. Literatura. Cultura (2007); Español a través de ejercicios (2007);
Semântica Toponímica dos Municípios Paraibanos (Parceria, 2007); Edição Crítica
do Regimento Proueytoso contra ha Pestenença (edição em língua portuguesa,
2008); O Despertar da Cultura (Org.; 2008); Na trilha da
transdisciplinaridade...(Org., 2010). O Universo Poético de Luiz Fernandes da
Silva (Org. em parceria, 2010); A Interculturalidade em ação...(Org, 2010);
Presencia de los arabismos en las lenguas castellana y portuguesa... (2011);
Trabajando el texto en Lengua Española (Org., 2011); Español en la enseñanza
básica (2011); Em busca das identidades linguísticas e culturais (Org., 2012);
Um olhar sobre a Pedagogia Moderna (Org., 2012); Entrelaçando as culturas na
trilha da cidadania (Org., 2013); Literatura & Linguagens (Org., 2013);
Adauto Ramos. O baluarte da Genealogia e Heráldica da Paraíba (2013);
Reminiscências literárias (2013); Amelinha Theorga Ayres, a Paisagista do Mar
(2013). <marinalvaprof@gmail.com>
.
Enviado pelo professor e pesquisador do cangaço:
José Romero Araújo Cardoso
Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:
http://blogdomendesemendes.blogspot.com



Nenhum comentário:
Postar um comentário