quinta-feira, 16 de junho de 2011

As Pirâmides do Egito

             No Egito, existem 83 Pirâmides, mas as mais famosas são as 3 de Gizé. Essas últimas desafiam a engenharia e arquitetura moderna e é um verdadeiro mistério para todos.
     

Até hoje não se tem certeza o que as Pirâmides escondem dentro delas Site dessa imagem intrometendo.com

            Segundo a mitologia, no principio o mundo era coberto por águas negras. Dessas águas, surgiu um monte de areia e nesse ''nasce'' o primeiro Deus, que cria o mundo e outros deuses. No Egito muito antigo, arcaico, os egípcios se baseavam nesse ''monte'' onde surgiu o primeiro Deus. Os primeiros governantes eram então enterrados em ''covas'' no meio do deserto e coberta com um monte de areia, simbolizando o ''Monte dos Deuses''. Essa técnica não era segura. Com o vento do deserto, as covas eram abertas e o corpo ficava exposto ao ar livre. Logo, os egípcios passaram a enterrar os Faraós em túmulos chamados Mastabas. Essas eram feitas normalmente de tijolos e tinham uma forma ''retangular'', porem com uma pequena inclinação nos lados. Seu ''teto'' era achatado.

Pirâmides do Egito Antigo: Quéops, Quéfren e Miquerinos
Site dessa imagem - expressoeducacional-jps.blogspot.com

           Um Faraó chamado Djoser, em aproximadamente 3000 a.C, mandou construir sua Mastaba ricamente. Um muro foi construído em volta do túmulo. Quando ficou pronta, a Mastaba ficava ''escondida'' devido ao muro. Não dava para vê-la. Assim, um dos homens mais sábios e inteligentes do Egito Antigo, Imhotep teve uma ideia: construir uma mastaba em cima da outra. Assim surgiu a primeira Pirâmide do mundo: a Pirâmide de Degraus em Saqqara. 

Pirâmide no Egito

           Posteriormente faraó Khufu (Queóps) mandou construir a primeira pirâmide de lado liso. Assim fez seu filho e seu neto. Foram essas 3 pirâmides as mais maravilhosas de todas as pirâmides do Egito. São as pirâmides de Queóps, Quéfren e Miquerinos. Porém esses nomes são em grego. Em egípcio antigo, são Khufu, Khafre e Menkaure.

 
Site dessa imagem blogportraits.blogspot.com

          Quando foram construídas, as pirâmides de Gizé eram cobertas por um calcário muito brilhante e polido, que quando recebia a luz do Sol, refletia uma luz linda. Há relatos que o topo da pirâmide de Khufu era revestido de ouro puro. Infelizmente, o calcário e o ouro foram roubados com a invasão dos árabes, em aproximadamente 550 d.C (depois de Cristo).


A Esfinge e a Grande Pirâmide
 
As Pirâmides do Egito

Pirâmides do Egito
As Esfinges, as Pirâmides

Fonte: "BlogdoMendeseMendes"

2 comentários:

HIDELAIR disse...

EU AMO A HISTORIA DAS PIRAMIDES DO EGITO, ACHO UM GRANDE MISTÉRIO TUDO ISSO. ADOREI SABER MAIS UM POUCO SOBRE ELAS. SÃO LINDAS, MISTERIOSAS E CHEIO DE ENCANTOS QUE DESAFIAM NOSSA CAPACIDADE DE PENSAR E NOSSA CAPACIDADE DE DESVENDAR SOBRE SEUS MISTÉRIOS.ADOREI.

Fabricio Cassiano mesquita Pimentel disse...

exelente matéria,gostaria de ver elas por dentro,tenho curiosidade.