segunda-feira, 6 de julho de 2015

A AGONIA DOS CASARÕES

Por Clerisvaldo B. Chagas, 7 de julho de 201 - Crônica Nº 1.444

(Para o escritor Fábio Campos)
Certa feita, na capital pernambucana, ficamos impressionados com inúmeros casarões antigos, no centro. Muitos querendo apenas um empurrão para o fim da agonia. Lembramos imediatamente na nossa Maceió que estava na mesma situação do Recife.

Foto (Repórter Alagoas).

O tempo faustoso, início do século XX, deixou apenas a lembrança nos potentes casarões, escorados hoje na bengala do enjoo. As antigas famílias ricas de comendadores, barões e tantos outros bem sucedidos nos negócios, desapareceram, faliram, modernizaram-se, abandonando bangalôs, palacetes, armazéns, a mercê das intempéries.

Os estados, repletos de patrimônios físicos tombados, não encontram mais dinheiro para nada. Caem de velhice e abandono, igrejas, trapiches, mansões, cadeias e museus. Tombam no meio da rua sem vida como o mendigo esquecido encontrado morto sob a marquise.

A queda do teto da antiga Secretaria Estadual de Educação é um exemplo. Bem ali, em pleno comércio da capital, abençoado o prédio pela santidade defronte de outro patrimônio aceso, a conhecidíssima igreja de São Benedito. Templo onde faleceu repentinamente o ex-governador, ex-interventor de Santana do Ipanema, aquele que elevou a vila à cidade, padre Capitulino.

Em muitos lugares da capital, casarões e mesmo prédios pequenos, estreitos, antes valorizados por seus pontos estratégicos, como os da ladeira do Brito, causam desgosto até no olhar do historiador, do curioso, do saudosista. Maltratados, sofridos, são apenas alugados por qualquer coisa, cujo zelo da fachada e do interior está longe dali. O tempo devora prédio, devora gente, tudo devora.

Esfuma-se o dinheiro público, vai-se a verba particular, gemem as cumeeiras de cedro, as travas de baraúnas, as portas de nogueira. Ficam os prédios corcundas espiando as ruas. Talvez esperançosos pela volta do bonde, do chapéu panamá, do vestido europeu, do perfume francês, quem sabe, até de um seresteiro à antiga para a companhia de uma noite só.


Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário: