domingo, 19 de abril de 2015

DIA DO ÍNDIO 2015

Por Marcelo ESCRITOR de Oliveira Souza

Pensemos na época quando o Brasil foi descoberto, onde já existia uma cultura sedimentada em nossa terra, em que os nativos comemoraram a curiosa visita.


De lá para cá as coisas mudaram muito, o desmatamento, queimadas, grandes cidades, tecnologia, tudo em prol do desenvolvimento humano.

Hoje as   pessoas veem o nativo indígena como um ser atrasado, outras veem como pessoas que não tiveram oportunidade de se desenvolver.

Em todas as formas constatamos que a população indígena foi praticamente extinta, onde muitos conseguiram ser um dos três   da raça brasileira.

A sociedade foi “evoluindo” e exigindo mais espaços, invadindo áreas verdes, sem se preocupar com o reflorestamento, em que   poucas cidades pensam nisso...

Mesmo assim estamos prestes a perder o nosso orgulho verde, que é a floresta amazônica, a população indígena que sobrevive por lá, é a primeira a gritar por socorro, pois é a primeira a ser   perseguida porque  são eles os principais protetores do ecossistema local, mas como o desmatamento é uma prática escusa e rotineira,  ninguém dá importância para cuidar daquele “país” chamado Amazônia, onde até  mesmo os estrangeiros sonham em internacionalizar a região,  cujo lugar é uma verdadeira “mina de ouro”, contudo nós,  brasileiros,  não damos o devido valor, não sabemos se é por causa da distância dos grandes centros ou se é porque o nosso povo tem a mania de achar o que é de todos, não é de ninguém.

Os índios gritam desesperados por socorro, no mundo verde amazônico; em outros cantos da nossa terra “brasilis” não é muito diferente, pois em meio ao caos, esquecemos até que existem índios e tribos.

Nesse dia que intitularam ser do índio, pensemos na importância que esse povo teve e tem   na criação dessa imensa nação de contraste e igualdades, que possamos acordar um dia e festejar esse dia como uma data de recomeço e de preservação ambiental, onde os nossos maiores fiscais da natureza, os índios, possam seguir seu destino como todos nós.

Marcelo de Oliveira Souza, IWA

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

http://sednemmendes.blogspot.com

Nenhum comentário: