terça-feira, 3 de março de 2015

CARTA DE DR. PAULO BALÁ* A WODEN MADRUGA* “DA CAÇA DO TATU-PEBA”, NOS SERTÕES DO SERIDÓ.

Em comento: JAIR ELOI DE SOUZA.

Em alpendres de Pacelli de Lica*, lugar de prosa sertaneja, e onde a oralidade consume as “bocas de noite” tem-se conversado muito a respeito dessa matança indiscriminada da fauna sertaneja. Durante toda a primavera, ou seja, de setembro a dezembro últimos, houve caça implacável aos avoêtes*, muito embora, os órgãos de controle e repressão, como o IBAMA e a polícia federal, tenham dado “batidas” e feito apreensões e autuações exemplares.

Com a chegada dos nimbos invernosos, a fauna que vive enfurnada; o peba, o tatu e os lagartos como tejo ou teú, procura comida à noite e nas primeiras horas do dia. E são sim, alvos da caça predatória, de que faz denúncia em missiva Dr. Paulo Balá, ao seu velho amigo e jornalista-colunista da Tribuna do Norte, Woden Madruga, como a rogar por clemência aos que promovem essa ação de profundo dano à natureza e às coisas belas e boas, ainda existentes nesse querido Seridó.

A Asa Branca, bebe sutil na hora crepuscular, assombrada. O juriti, com arrulhos compassados e alongados, consume horas, na incursão ao território de alimento e bebida, para não ser abatido pelas espingardeiros. Os marrecos estão sendo atraídos á noite, por gravações sonoras e abatidos, ou com redes de malha ou por arma de fogo. O mais grave nessa história, e que essa caça predatória, se destina à venda, a comercialização. Os antigos, do Seridó de antanho, quando a caça era farta, apreendiam na medida de escapar da fome. Parabéns Dr. Paulo Balá, o tenho como sertanejo de quatro costado. Um lorde no alardear dos costumes dos Sertões do Seridó.

PACELLI DE LICA*:EUGÊNIO PACELLI, PEREIRA MONTEIRO, FILHO DE JOAQUIM PEREIRA MONTEIRO, "JOAQUIM DE AMÁLIA", CUJA A ANCESTRALIDADE VEM DO PATRIARCA FUNDADOR DE SERRA NEGRA, MANOEL PEREIRA MONTEIRO.
AVOÊTES*: AVES DE ARRIBAÇÃO, RIBAÇÃ.
PAULO BALÁ; MÉDICO E PROFESSOR DA UFRN. ESCRITOR E AUTOR DE CARTAS DO SERTÕES DO SERIDÓ. NATURAL DE ACARÍ -RN.

Enviado pelo professor e pesquisador do cangaço Francisco Borges de Araújo

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário: