quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Sempre há uma razão para ser grato!


Nós, seres humanos, parecemos ter uma tendência natural em ver e valorizar as coisas negativas. Muitos passam 90% de seu tempo falando sobre o que está errado, sobre o que não gostam ou sobre o que os incomodam. Se passam a maior parte do tempo focados nisso, isso se torna suas vidas. Pois acabam deixando de lado as coisas boas que acontecem.

Na verdade pessoas que vivem assim, somente criticando, lamentando, reclamando, sofrendo com o dia-a-dia são geralmente pessoas muito ingratas. Possuem a ingratidão e insatisfação como padrão de vida, olham pra tudo procurando os erros, defeitos e faltas. Vivem num mundo iluminado, mas somente tem olhos para as sombras que eles próprios fazem.

A ingratidão em si torna a vida vazia, sombria e triste: A pessoa fica tomada de ressentimentos e mágoas e nada contribuirá com sua felicidade. Pois é ingrata com seus pais que lhe deram a vida, com a vida que lhe deu experiência, com o mundo que lhe deu oportunidades, com a empresa que lhe deu trabalho, com seu empregador que lhe deu a oportunidade de troca e daí por diante.

Quem vive na ingratidão quer tudo perfeito e se 99% das coisas vão bem, mas 1% vai mal, sua atenção se direciona para esse 1% e esquece do resto pelo qual deveria estar agradecendo. Essas pessoas olham para o futuro com medo, pois imaginam que tudo pode dar errado ou que os contratempos tomarão conta de tudo.

Como ser feliz assim? Como viver com satisfação? Como encontrar prazer no trabalho dessa forma? Assim não dá, não é mesmo? Se quer ter uma vida próspera, feliz e satisfatória precisa mudar o padrão da ingratidão.
Sentir gratidão não é ficar repetindo mecanicamente “muito obrigado”, é mais que isso. A verdadeira gratidão é um sentimento que faz bem para nós, que nos enche do sentimento de ganharmos algo, tomarmos prazerosamente posse disso e agradecermos. Ser grato não nos custa nada e preenche nossas vidas com prosperidade.

Pessoas felizes e com autoestima olham para o passado e para o presente com gratidão. Quem expressa gratidão com sentimentos, palavras e atitudes muda sua vida de modo positivo. Como disse Esopo: "A gratidão é a virtude das almas nobres".

Muitos perguntam: Mas ter gratidão a que? Pense! Você respira? Tem um trabalho? Tem família? Possui água encanada? Comida diariamente? É capaz de ver, falar e andar? Imagine o tamanho da lista do que temos para agradecer todos os dias. Aliás, faça uma lista e agradeça todos os dias, em pouco tempo sentira os benefícios de trocar a ingratidão pela gratidão. Você se sentirá mais feliz, saudável e satisfeito. Pense nisso!

Fonte:  Flávio Souza

http://ednajardim.blogspot.com.br/2015/02/sempre-ha-uma-razao-para-ser-grato.html

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário: