Por: José Romero Cardoso

APRESENTAÇÃO
Sandro Marcio
Drumond Alves
Universidade
Federal de Sergipe-UFS
Pensar no mundo contemporâneo é pensar em globalização. A
partir dessa premissa, somos capazes de verificar que uma das maiores
contribuições que obtivemos a partir desse fenômeno foi justamente a de
conhecer outras culturas e tudo o que dentro dela se faz presente. Quando me
refiro à cultura, penso justamente como Patrick Charadeau, em seu artigo “l’interculturel:
nouvelle mode ou pratique nouvelle?”, publicado na revista Le français dans le
monde de julho-agosto de 1987, ao tomar que o que entendemos como cultura (ou
cultural) vai muito além do que o senso comum estipula como conjunto de
conhecimentos básicos de um determinado local (historia, geografia, festas,
monumentos, instituições, atrações turísticas etc). A cultura é uma construção da realidade de um
grupo social, mas não é uma realidade global, estereotipada e totalitária.
Devemos ter clareza de que essa construção é fragmentada, múltipla, plural e
que nós, os seus verdadeiros construtores, somos responsáveis por fazer
entender (e ao mesmo tempo entendermos)
que são várias as categorias que a constroem e, por isso, tratar de uma cultura
é saber identificá-la dentro de um espaço social, temporal e pragmático com
suas respectivas características.
É essa movência de olhares e interpretações que faz o ser
humano mais completo, mais aberto às novas experiências, mais apto a entender,
aceitar e conviver com as diferenças existentes no mundo. É a dimensão deste tipo de conhecimento que
nos faz entender e construir a alteridade, a solidariedade e, por conseguinte,
uma sociedade (e um mundo) melhor.
Esta obra congrega aspectos culturais que perpassam os mais
variados campos dos estudos científico-humanísticos. Apesar da concretização do
mosaico do conhecimento apresentado, devemos sempre observar atentamente que
toda heterogeneidade abarca uma homogeneidade, por vezes implícita, desafiando
a mente e o comportamento humano a fim de ser desbravada, descoberta,
entendida. É exatamente esse desafio que foi aceito pelos vinte e seis autores
dos textos que ora se apresentam nessa publicação.
Um desafio de fazer com que cada um desses estudos, dentro
da sua heterogeneidade de abordagem, sejam capazes de entrelaçar nossas
múltiplas concepções de cultura em uma fabulosa trilha que nos leva a um único
caminho: o da construção de uma cidadania digna, respeitosa e aberta não
somente às igualdades, mas às diferenças. Espero que o leitor, ao fim, seja
capaz de nos acompanhar nessa trilha e ele mesmo comece a entrelaçar os
conteúdos assimilados e se assome a essa caminhada, pois, como já bem dizia
João Cabral de Melo Neto, um galo sozinho não tece a manhã.
Sandro Marcio Drumond Alves
SUMÁRIO
Apresentação, 9
Sandro Marcio Drumond Aves
Introdução, 13
Marinalva Freire da Silva
Desenvolvimento curricular, 17
Durval Ferreira Vieira.
Um olhar de cidadania sobre os preconceitos contra
homossexuais, a partir da leitura do romance Rato, de Luís Capucho, 37
Gilda Carneiro Neves Ribeiro
El esplendor de la civilización maya en mesoamérica, 49
Gleba Coelli Luna da Silveira
Humanização na Saúde, 63
Israel dos Santos Silva
Cultura, poder e currículo: da objetividade à igualdade, 77
Jeane Carneiro da Costa
A importância do Conselho Nacional de Justiça para o
Judiciário Brasileiro, 101
João Ramalho Alves da Silva
Na trilha dos Escritos de Miguel Hernández, 119
José Alberto Miranda Poza
Tropeiros da
Borborema: tradução precisa da aventura Almocreve pelas veredas da Terra
do Sol, 135
José Romero Araújo Cardoso
O complexo de Édipo e suas variações em “Solo feminino”, de
Livia Garcia Roza, 139
Katiana Barbosa de Arruda
Karliana Barbosa de Arruda
Conscientização e diálogo: princípios freireanos, 151
Maria Célia de Assis
Mudanças, acomodação, conveniência e nossa postura no mundo
diante disso, 159
Marina Isis Freire da Silva
Em busca do Eu Centenário, 163
Marinalva Freire da
Silva
Bartolomeu Campos de Queirós: e o Verbo se fez Poesia, 171
Neide Medeiros Santos
O discurso do silêncio no filme A má
educação, de Pedro Almodóvar, 185
Rafael Francisco Braz
Marinalva Freire da Silva
Educação em Direitos Humanos: uma vivência na GRE Recife
Norte,199
Suely Dantas de Oliveira Moura
Tania Maria Nascimento
Gisely Dantas Pessoa
Autoras/autores, 221
INTRODUÇÃO
A presente coletânea “ENTRELAÇANDO AS CULTURAS NA TRILHA DA
CIDADANIA” enquadra-se no rol das obras que abordam temas transdisciplinares,
visando à cidadania, pois, segundo Sandro Marcio Drumond Alves, na
apresentação, refere:
Esta obra congrega aspectos culturais que perpassam os mais
variados campos dos estudos científico-humanísticos. Apesar da concretização do
mosaico do conhecimento apresentado, devemos sempre observar atentamente que
toda heterogeneidade abarca uma homogeneidade, por vezes implícita, desafiando
a mente e o comportamento humano a fim de ser desbravada, descoberta,
entendida. É exatamente esse desafio que foi aceito pelos autores dos textos que ora se apresentam
nessa publicação.
Refletindo
a respeito dos artigos construídos sob uma pluralidade conteudística,
entrelaçada nos variados enfoques culturais, temos:
1-Desenvolvimento curricular, de Durval
Ferreira Vieira, que trata de um estudo reflexivo sobre o proceso
ensino-aprendizagem, pois as relações sociais e pedagógicas devem ser
compreendidas no cotidiano escolar como produção mediada por este contexto; as
diferenças socioculturais determinam diferentes necessidades de aprendizagem, mas
existe aquilo que deve ser garantido pelo Estado e que é comum a todos os
alunos de qualquer lugar do Brasil - o direito de aprender;
2-Um olhar de cidadania sobre os preconceitos contra
homossexuais, a partir da leitura do romance Rato, de Luís Capucho, cuja autora
é Gilda Carneiro Neves Ribeiro, que tem como objetivos tecer algumas
considerações sobre o romance Rato e detectar quais os fatores que contribuem
para agravar os problemas de preconceito e rejeição contra os homossexuais;
3-El esplendor de la civilización maya en mesoamérica, de
Gleba Coelli Luna da Silveira, tem por objetivo estudar a civilização
maya-quiché, considerada a mais antiga e
superior à civilização dos aztecas;
4-Humanização na Saúde, de Israel dos Santos Silva, percebendo
a urgência da humanização nas relações nos serviços de saúdee a necessidade de
resgatar as peculiaridades de cada profissional que presta assistência à saúde,
o objetivo deste estudo é abordar a humanização na saúde, por meio de pesquisa
bibliográfica e análise documental.
5-Cultura, poder e currículo: da objetividade à igualdade,
de Jeane Carneiro da Costa, tem por objeto de estudo o Curso de Pedagogia e
suas ações desenvolvidas junto aos alunos, enquanto sujeitos ativos, com base
em idéias, desenvolvidas a partir do arcabouço teórico vinculado ao processo de
formação e profissionalização do professor. Trata-se, pois, de ligar o saber
social ao contexto em estudo, afirmar sua relação com a representação da
cultura e do poder no âmbito do currículo, tornando-se consciente da capacidade
do sujeito e do conhecimento como condição essencialmente humana;
6-A importância do Conselho Nacional de Justiça para o
Judiciário Brasileiro, de João Ramalho Alves da Silva, estudo que diz respeito
aos diversos aspectos positivos da criação do CNJ- Conselho Nacional de Justiça
para o Judiciário Brasileiro. A
relevância da discussão proposta reside no fato de que a despeito de todas as
discussões sobre o controle do Poder
Judiciário, concretos ou abstratos, os juristas e a sociedade brasileira têm envidado consideráveis
esforços com relação à elucidação de questões intrinsecamente ligadas à
temática do Poder Judiciário;
7-Na trilha dos escritos de
Miguel Hernández , de José Alberto Miranda Poza, cujo objetivo é tratar da
existência de uma poesia do exílio, imediatamente depois do final da injusta
guerra, que engloba um numeroso elenco de poetas que saíram para o desterro, em
especial, Miguel Hernández, um poeta excepcionalmente dotado que sabe conjugar
– como um García Lorca - a força da inspiração com a arte mais rigorosa, a
improvisação popular com as técnicas mais sábias;
8-Tropeiros da Borborema: tradução precisa da aventura
Almocreve pelas veredas da Terra do Sol, de José Romero Araújo Cardoso, tem por
finalidade analisar a importância dos tropeiros para a história social e
econômica da antiga Vila Nova da rainha, no século XIX, tão impressionante que
não há como dissociar a dinâmica cidade com a presença dos antigos agentes
econômicos que vinham do brejo, do agreste, do curimataú, do sertão etc.;
9-O complexo de Édipo e suas variações em Solo feminino, de
Livia Garcia Roza, de autoria das irmãs
Katiana Barbosa de Arruda e Karliana Barbosa de Arruda. Após reflexão de ambas
sobre a relação entre Literatura e Psicanálise, estabeleceram como objetivo
analisar a autora e a obra Solo Feminino, indicada ao Prêmio Jabuti, cuja
escolha não foi aleatória, pois
Garcia-Roza é psicanalista, com pós-graduação em Psicologia Clínica, faz
parte de uma nova geração de escritores, por que não dizer de escritoras.
Dentre as inúmeras antologias que participou uma delas, 25 mulheres que estão
fazendo a literatura brasileira, ajuda a entender a importância da romancista
para a Literatura;
10-Conscientização e diálogo: princípios freireanos, de Maria
Célia de Assis, tem por objetivo estudar a proposta de Paulo Freire por se
tratar de uma educação problematizadora, dialógica, oposta à concepção
bancária, por isso, não trata o educando como depósitos de informações ao
contrário, busca promover caminhos para que ele seja sujeito capaz de construir
a sua autonomia, dessa forma, a contradição educador-educando, em que o
educador é sujeito e o educando objeto passivo é superada;
11-Mudanças, acomodação, conveniência e nossa postura no
mundo diante disso, de Marina Isis Freire da Silva, cujo objetivo é
conscientizar as pessoas para o exercício da ética cristã;
11-Em busca do Eu Centenário, de Marinalva Freire da Silva,
cujo objetivo é homenagear o Poeta maior no centenário de sua única obra;
12-Bartolomeu Campos de Queirós: e o Verbo se fez Poesia, de
Neide Medeiros Santos, cujo objetivo é apresentar uma análise das obras de
Bartolomeu Campos de Queiroz, que escreveu muitas obras no campo da literatura
infanto-juvenil;
13-O discurso do silêncio no filme A má educação, de Pedro Almodóvar, de Rafael
Francisco Braz e Marinalva Freire da Silva, cujo objetivo é analisar o abuso
sexual infantil no filme Má Educação, do diretor Pedro Almadóvar,
exemplificando uma relação de abuso de poder entre um adulto abusador e uma criança
vitimizada;
14-Educação em Direitos Humanos: uma vivência na GRE Recife
Norte, de Suely Dantas de Oliveira Moura, Tania Maria Nascimento e Gisely
Dantas Pessoa, cujo objetivo é fazer uma análise do desenvolvimento de um
projeto na GRE Recife Norte que teve início em algumas escolas da rede estadual
de Pernambuco, precisamente em algumas escolas jurisdicionada à Gerência
Regional de Educação-GRE Recife Norte, o Projeto Conviver com o ECA na Escola,
bem como enriquecer a discussão acerca das dificuldades e conflitos que,
geralmente, ocorrem entre os que fazem a comunidade escolar local, assim como
trabalhar a diferença entre o ato indisciplinar e o ato infracional e
conflitos; e
Dessa forma, espera-se que esta obra seja lida
principalmente tanto pelos jovens como pelos adultos não como leitura de
deleite, mas como ponto de reflexão
sobre o existir.
Enviado pelo professor universitário:
José Romero Cardoso
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
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