Por: José Romero Araújo Cardoso(*)
Notas sobre o
projeto de extensão “Discutindo a importância da atualidade do pensamento de
Josué de Castro em Escolas Públicas Municipais e Estaduais de Mossoró”
O projeto de extensão intitulado
“Discutindo a importância da atualidade do pensamento de Josué de Castro em
Escolas Públicas Municipais e Estaduais de Mossoró” foi iniciado no primeiro
bimestre de 2008. Buscamos marcar o centenário de nascimento de Josué de
Castro, ocorrido em cinco de setembro de 2008, disseminando informações sobre
suas idéias e perspectivas para os problemas sociais que afligem
consideravelmente o planeta nos dias de hoje.
O que motivou a elaborar esse projeto de extensão foi a constatação que Josué
de Castro ainda é desconhecido da grande maioria, pois as imposições da
ditadura militar no que diz respeito á necessidade, para os militares e para os
donos do poder, de apagá-lo da memória nacional ainda tem sua vigência. Outro
forte motivo para termos elaborado este projeto de extensão encontra-se na
constatação de que a fome se intensificou extraordinariamente, cumprindo as
profecias que Josué de Castro fez há mais de 40 anos. Além do mais, nunca foi
preciso tanto que a paz, outro importante pilar do pensamento do cientista
brasileiro, esteja presente em nosso cotidiano.
À frente desse projeto de extensão estão dois professores, lotados no
Departamento de Geografia do Campus Central da UERN: Prof. Ms. José Romero
Araújo Cardoso, coordenador, e Prof. Dr. Benedito Vasconcelos Mendes,
sub-coordenador. A UERN apóia o projeto através da institucionalização do
mesmo, via Departamento de Geografia.
Os alunos demonstram bastante interesse, pois se identificam de imediato com as
defesas de Josué de Castro, bem como com a vida dele, pois Josué teve uma
infância pobre, bem humilde, com muito esforço chegou à posição desfrutada na
década de cinqüenta e de sessenta, quando se tornou uma das mais importantes
personalidades do planeta. Levamos o exemplo dele para as salas de aula do
ensino fundamental das Escolas Públicas Municipais e Estaduais de Mossoró, como
forma de motivar os alunos a nunca desistir dos estudos, a seguirem os passos
de Josué de Castro, pois ele superou a pobreza através da educação e da
cultura.
Pretendemos assistir todas as Escolas Públicas Municipais e Estaduais de
Mossoró, primeiro na zona urbana e depois na zona rural. Depois levaremos o
projeto de extensão intitulado “Discutindo a importância da atualidade do
pensamento de Josué de Castro em Escolas Públicas Municipais e Estaduais de
Mossoró” para outros municípios da região.
Josué de Castro parece que ainda é um tema proibido. O trabalho que a ditadura
fez no sentido de ocultar o nome desse grande cientista e suas idéias ainda tem
sua vigência. Timidamente a mídia abre pequenos espaços para
expor a importância desse grande brasileiro, mas as iniciativas ainda soam
restritas, por isso Josué de castro e suas defesas se constituem em informações
quase inéditas para a maioria dos professores das escolas públicas municipais e
estaduais que assistimos até o presente momento.
As principais idéias de Josué de Castro são que a fome é um produto de
estruturas defeituosas, fabricada pelo homem contra o próprio homem, e que
somente com amor e solidariedade poderemos superar os contrastes. Outra pedra
angular do pensamento de Josué de Castro é que a paz é condição sine qua non
para extinguir o drama da fome. Josué de Castro defendia que a segurança
social é mais importante do que a segurança nacional baseada em armas, pregando
a contenção imediata do armamentismo que exige bilhões e bilhões e que o
montante resultante dessa poupança fosse investido em alimentação, saúde,
educação, etc., na segurança social. Devido esta defesa intransigente da
segurança social, a ditadura militar elegeu Josué de castro inimigo público
número um, tornando-o persona non grata, pois ele morreu de saudades do Brasil
quando do exílio na França.
Em primeiro lugar notamos que há nítida motivação, constatada através das
fotografias da aplicação do projeto, em seguida a contribuição encontra-se no
despertar de novas consciências acerca dos problemas nacionais, pois a essência
do pensamento de Josué de Castro é mais atual do que nunca.
Para a formação desses jovens, o
exemplo de Josué de Castro é importantíssimo, tendo em vista que ele proveio da
mesma classe do público-alvo assistido. Poderíamos, em verdade, passar tempo
considerável elencado a série de contribuições propiciada pelo projeto de
extensão intitulado “Discutindo a importância da atualidade do pensamento de
Josué de Castro em Escolas Públicas Municipais e Estaduais de Mossoró”, mas em
linhas gerais podemos afirmar que viabilizar a descoberta das contradições da
sociedade e a ênfase à identidade são efetivas contribuições para o jovem
brasileiro, sobretudo quando impressionante crise de valores assola a juventude
de hoje, principalmente no que diz respeito à apatia para a importância da
educação e da cultura como molas propulsoras das transformações.
(*) José
Romero Araújo Cardoso. Geógrafo (UFPB). Professor-adjunto IV do Departamento de
Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais do Campus Central da
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialista em Geografia e
Gestão Territorial (UFPB) e em Organização de Arquivos (UFPB). Mestre em
Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UERN). Contatos: Rua Raimundo
Guilherme, 117 – Quadra 34 – Lote 32 – Conjunto Vingt Rosado – Mossoró – RN –
CEP: 59.626-630 – Fone: 084-3312-0239 – E-mail: romero.cardoso@gmail.com
Enviado pelo o autor: José Romero Araújo Cardoso
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