Por: Rangel Alves da Costa(*)
Nasci no
semiárido nordestino, numa região sertaneja conhecida como Alto Sertão do São
Francisco, precisamente por ser cortada pelas águas do Velho Chico. Da sede do
município, Nossa Senhora da Conceição do Poço Redondo, até a beira do rio são
cerca de treze quilômetros.
Fiz tal relato
preliminar porque se iniciasse o texto dizendo ter nascido na mais autêntica
aridez nordestina, com estiagens que se prolongam por anos a fio, com vegetação
cuja predominância maior é do mandacaru, do xiquexique e da desnuda catingueira,
logo imaginariam que nenhum rio estivesse tão permanentemente presente naquele
lugar.

E o São
Francisco, mesmo ameaçado na sua existência pelas ações degradantes do homem,
pelo uso indiscriminado como fonte energética e pelos canais e irrigações que
vão surgindo para minar suas forças, continua fazendo o seu caminho molhado,
fazendo as curvas e recurvas leitosas, levando no seu leito embarcações de
médio e pequeno porte e no seu corpo a sobrevivência daqueles que se esforçam
para pescar o alimento da sobrevivência.
Certamente não
é mais o Velho Chico grandioso e caudaloso que os livros de geografia
ensinavam. Também quase não é mais caminho para os ribeirinhos, não é mais
garantia de sobrevivência dos habitantes de suas margens e arredores e nem
mesmo a razão de viver daquelas povoações que desde o amanhecer ao anoitecer
avistavam o rio correndo como se ali estivesse o próprio sangue percorrendo na
veia.
É até triste
dizer, mas a verdade que a contínua magrez do rio desde muito que vem deixando
a população ribeirinha em situação de abandono e desamparo. Se de um lado, e ao
longo da história, a gente barranqueira se fez dependente demais do rio; de
outro, a nova situação de escassez do que as águas ofereciam não veio
acompanhada de políticas públicas que permitissem ao homem sobreviver perante a
dura realidade.
Assim, num
processo de lenta destruição e de nenhuma renovação, o que absurdamente se vê é
a água ao lado da sede, ou a sede sem que o povo tenha sido ensinado a beber a
água. Neste caso, tem-se que o leito do rio, porém com menos força e
profundidade, com quase nenhum alimento nas suas águas, continua passando
diante dos ribeirinhos, de suas casas, de suas famílias, mas quase sem nenhuma
valia para os objetivos de sobrevivência.
Daí, com o rio
continuando a passar, porém sem que o deitar de uma canoa no seu leito seja
garantia de pesca nem de peixe pequeno, outra coisa não se tem que não a
angustiante metáfora da água que não mata a sede. E porque sede é aqui noutro
sentido que não a falta de água, mas indicando a fome e todas as formas de
desamparo do ser humano ribeirinho.
E também a
sede da fartura de um dia, da saudade das águas piscosas nos tempos idos, das
embarcações que aportavam fazendo o comércio e interligando a vida, da rede
jogada com a certeza que o alimento do dia chegaria enroscado, do olhar que se
derramava cheio de admiração por cima do leito largo, distante. E agora ter
apenas o rio passando, fazendo sua trajetória como obrigação, como pessoa que
caminha sem contentamento, sem felicidade, num tanto faz de viver.
Porque o Velho
Chico nem se compara ao grande pai de um dia, aos seus órfãos pouco resta a
fazer senão lamentar às suas margens. Quando a fome chega, somente se voltando
para a cidade para mendigar o pão. Não se estabeleceu, com suficiência e
provimento de recursos, uma cultura de plantios às suas margens; não procuraram
ensinar ao barranqueiro nada que o libertasse da eterna dependência de suas
águas.

Parodiando o
poeta lusitano, o São Francisco continua o mais belo, o mais vigoroso, o mais
pujante e encantador rio que passa por aquela aldeia, por aquelas margens de um
povo sofrido, mas não porque seja o único rio que passa por aquela aldeia, e
sim porque veia, raiz ribeirinha, leito onde o sertanejo lança o olhar, num misto
de ternura e tristeza, imaginando que amanhã será bem melhor.
E será. Basta
que matem a sede do rio, que diminuam a fome do rio, que alimentem a sua
necessidade de preservação. Somente assim a magia da carranca protetora voltará
a existir. E o nego d’água pulando da ribanceira, e a lua vaga contando seus
contos de bom viver...
Poeta e
cronista
e-mail:
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