sábado, 31 de janeiro de 2015

MORTE DE SADDAM HUSSEIN

Por José Mendes Pereira
Saddam Hussein quando era Presidente do Iraque

"Tantas alegrias vividas, tantos apertos de mãos, tantos abraços recebidos de pessoas importantes, tantos elogios, tantos convites para participar de festas de celebridades, tantos amores apaixonados vividos, tantas festas em família, tantos carrões dos mais modernos e sofisticados modelos, tantos barcos e navios no seu comando, tantos aviões a sua disposição, tanto dinheiro e ouro completavam a sua felicidade, tantas riquezas juntas e espalhadas, tantos ódios expostos e ocultos..., agora, não vale mais do que um cadáver adormecido no túmulo de um homem que um dia foi tão amado pelos seus admiradores e seguidores,  e além do mais, respeitado no mundo inteiro. Saddam Hussein com o seu sorriso sarcástico entre os dentes, pensava que era o verdadeiro dono do mundo. O homem arrogante que ainda não caiu, um dia cairá".

José Mendes Pereira 


Biografia que segue foi extraída deste site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Morte_de_Saddam_Hussein

A execução de Saddam Hussein ocorreu em 27 de Março de 2006 (primeiro dia do Eid-al-Adha). Saddam Hussein foi condenado à morte por enforcamento, depois de ter sido considerado culpado e condenado por crimes contra a humanidade pelo Tribunal Especial Iraquiano, pelo assassinato de 148 xiitas iraquianos na cidade de Dujail em 1982, em retaliação a uma tentativa de assassinato contra ele.

Saddam Hussein foi presidente do Iraque de 16 de Julho de 1979 até 9 de Abril de 2003, quando foi deposto durante a invasão de 2003 por uma coalizão de aliados liderada pelos EUA. Após a captura de Saddam em ad-Dawr, perto de sua cidade natal Tikrit, ele foi preso em Camp Cropper. Em 5 de Novembro de 2006, foi condenado à morte por enforcamento.


Em 30 de dezembro de 2006, foi levado ao cárcere para ser executado. O governo iraquiano lançou um vídeo oficial de sua execução, mostrando-lhe sendo levado para a forca, e terminando depois que a sua cabeça estava no laço do carrasco.

Saddam foi executado na presença de um clérigo, um médico e um juiz, e um grande número de testemunhas, todos de origem iraquiana.

Em um vídeo filmado com um celular no momento da execução, ouve-se o ex-líder iraquiano enfrentando dialeticamente seus carrascos. Saddam Hussein se recusou que cobrissem sua a cabeça com um capuz antes do enforcamento e leu frases da profissão de lei islâmica: "Não há outro Deus senão Alá e Maomé é seu profeta".

Após a execução, em simultâneo, uma série de atentados sacudiram Bagdá matando pelo menos 70 pessoas depois que o Partido Baath pediu vingança aos iraquianos.

Várias controvérsias internacionais públicas surgiram quando uma gravação não autorizada de telefone móvel do enforcamento mostrou-o caindo pelo alçapão do patíbulo. A alegada atmosfera pouco profissional e indigna da execução provocou críticas em todo o mundo tanto de nações que se opõem como as que apoiam a pena capital. Em 31 de Dezembro de 2006, o corpo de Saddam Hussein foi devolvido ao seu local de nascimento de Al-Awja, perto de Tikrit, e foi sepultado perto do túmulo dos outros membros da família. O corpo de Saddam nunca foi mostrado.

Biografia extraída do site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Morte_de_Saddam_Hussein

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário: