segunda-feira, 22 de setembro de 2014

POLUIÇÃO

Por Clerisvaldo B. Chagas, 22 de setembro de 1.264 - Crônica Nº 1.164

O tema poluição veio para ficar e cada vez mais é discutida no mundo. Isso me faz lembrar as minhas andanças pelo litoral de São Paulo em busca de trabalho.  Fui a Cubatão e fiquei impressionado com as multidões que procuravam as fábricas.

O descaso é total em Santana do Ipanema.

“Durante as décadas de 1970 e 1980, o município de Cubatão era conhecido como o maior polo industrial do Brasil, e suas indústrias lançavam muitos poluentes nos arredores. Em meados da década de1980, iniciou-se em Cubatão um projeto de despoluição ambiental, com parceria entre a Companhia de Água do Estado de São Paulo (Cetesb) e a administração municipal. O plano de recuperação do ambiente do município visava controlar as indústrias quanto à emissão de poluentes. Após cerca de dez anos, os índices de poluição foram reduzidos em mais de 90%.

O guará-vermelho, ave ameaçada de extinção, chegou a desaparecer de Cubatão no período de grande poluição. Devido ao controle rigoroso sobre os agentes poluentes e os projetos de recuperação ambiental, pode-se observar que a ave voltou a habitar os manguezais.

Esse exemplo nos mostra que o planejamento correto pode auxiliar a diminuir a poluição atmosférica”.

Em Santana do Ipanema a Associação Guardiões do Rio Ipanema – AGRIPA vai encontrando grande obstáculo das autoridades não comprometidas com o trecho urbano do rio intermitente que corta a cidade. Ruas inteiras da cidade não possuem fossas e despejam seus dejetos diretamente no rio Ipanema. Uma firma contratada para o saneamento de Santana não concluiu os seus trabalhos, enterrando milhões em solo santanense. Ninguém foi punido até agora.

Enquanto isso, a AGRIPA, formada por alguns de cidadãos da sociedade civil, vai dando palestras sobre a gravidade do que acontece em nosso município. O descaso com a poluição em Santana é de um município sem lei e sem ordem. Com alguns meios de comunicação comprometidos, o santanense de fato já não consegue respirar. Uma vergonha!



Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário: