quinta-feira, 24 de abril de 2014

DIA DO RIO IPANEMA NA TELHA

Por Clerisvaldo B. Chagas, 24 de abril de 2014. - Crônica Nº 1.174

Logo após a limpeza do lixo no rio Ipanema, através da Secretaria de Obras, onde a AGRIPA observava os trabalhos propostos, aconteceu novamente. A AGRIPA, representada pelos seus guardiões Clerisvaldo Braga das Chagas, Marcello Fausto, Cícero Ferreira (Ferreirinha) e Manoel Messias mais o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Carlos e a equipe de reportagem da TV Gazeta, desceram o rio Ipanema em direção ao povoado Telha, o lugar mais fantástico dos 220 km do rio.

CAIR DE TARDE NO RIO SÃO FRANCISCO. Foto: Clerisvaldo.

Como havia chovido bastante na região de Batalha, a paisagem havia mudado completamente, o verde e seus matizes dominavam o mundo.

Fomos encontrar o cenário do povoado Telha (a alguns quilômetros de Belo Monte) dominado pelo verdume e as águas do rio Ipanema ainda escorrendo e murmurando naquela paisagem surrealista. Diferente do ambiente crestado da última vez, ouvíamos cantos de pássaros, o estridular da cigarra nas árvores entre a imensidão de arbustos e cactáceas e o coaxar dos sapos, embaixo, na corrente do abismo.

Aquele cenário incrível foi o escolhido pela reportagem da TV Gazeta para entrevistar o escritor Símbolo de Santana do Ipanema, Clerisvaldo B. Chagas, sobre o livro “Ipanema, um rio macho”. Escolhida também a parte fechada da caatinga para a vez do escritor Marcello Fausto, sobre o livro “Lampião em Alagoas”, elaborado em parceria.

CLERISVALDO E FERREIRINHA. Foto: Manoel Messias.
Todos disseram à reportagem sobre as impressões causadas por aquele lugar e seguiram rumo ao povoado Barra do Panema, ainda no município de Belo Monte, abaixo da sede cerca de três quilômetros.

A equipe da TV queria corrigir um problema técnico surgido na última reportagem e assim foi feito.  Novamente foi escalado o morro defronte à foz do rio Ipanema (morro de N.S. dos Prazeres).

A reportagem para o programa Terra e Mar foi encerrada com as palavras do autor do livro “Ipanema um rio macho”, falando sobre os últimos momentos da longa viagem do rio Ipanema. No cais improvisado do morro, o barco balançava-se nas mansas águas a seus pés.

MANOEL MESSIAS, FERREIRINHA, LUIZ CARLOS. Foto: Clerisvaldo
E como não podia deixar de ser, numa equipe cheia de cantores, compositores e poetas, a excursão animou, por último, as barracas do rio São Francisco e as águas espelhadas do “Velho Chico”, com zabumba, triângulo, pandeiro, viola e ânimos dos cantores forrozeiro Manoel Messias e Ferreirinha. AGRIPA TRABALHA, AGRIPA COMEMORA.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com.br/2014/04/dia-do-rio-ipanema-na-telha.html

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário: