Por Rangel Alves
da Costa*
Outro dia
fiquei sem acreditar no que vi. Esperei quase meia hora para confirmar, mas
ainda assim até hoje não consigo assimilar as cenas presenciadas: um comercial
num canal fechado, onde o jogador do Real Madrid, o português Cristiano
Ronaldo, fazia propaganda de um shampoo anticaspa.
Mas não pode
ser, logo pensei. Este aí deve ser um sósia, um clone daquele escolhido
recentemente como o melhor jogador do mundo. Isto vai dar problema porque estão
utilizando indevidamente a imagem de uma celebridade. E não pode ser o
Cristiano Ronaldo por diversas razões.
Ora, a vaidade
do moço português é conhecida em todo o mundo. Os jornais e revistas estampam
sempre a figura de um homem extremamente vaidoso, de uma soberba a toda prova,
e num egoísmo que chega a ser provocativo. Dizem que se depila dos pés à
cabeça, possui dotes metrossexuais e narcisistas e não admite que o vejam senão
como o mais bonito, o mais gostoso e outras duvidosas qualidades.
Mas por que,
cuidando e modelando tanto o seu corpo, e muito mais que muitas beldades
femininas, o bonitão se esqueceu de cuidar logo das madeixas, do couro cabeludo
debaixo delas, de modo a ter surgido as caspas tão indesejáveis? Pensei que
seria mais fácil mandar raspar os cabelos e urgentemente providenciar uma
cabeleira de fios dourados, mas não, pois o galã se humanizou em algum instante
e foi atrás de um shampoo para combater seu problema. E é este shampoo que
agora está vendendo suas qualidades na televisão. Acredita?
Realmente
muitas são as razões para que ninguém acredite que o galã do futebol fosse
aparecer vendendo um produto para combater problemas de caspa. E o mais
assustador é que o filme realmente dá entendimento que por debaixo daqueles
cabelos baixos, porém brilhosos e bem cuidados, existe um couro cabeludo tomado
de seborréia. E mostra o jogador passando o produto para cuidar do problema.
Eu não diria
nada se ao invés daquele produto, o famoso jogador estivesse vendendo um
perfume de marca igualmente famosa, um poderoso e caríssimo carro importado,
uma grife masculina, qualquer outra coisa que significasse status e poder,
menos um shampoo para combater seborréia. Diante da confirmação que se tratava
mesmo dele, não me restou senão ficar imaginando o quanto o dinheiro é capaz de
fazer.
E só mesmo uma
fortuna para fazer com que Cristiano Ronaldo se submeta a dizer e transparecer
que tem problemas no couro cabeludo e faz tratamento com o tal shampoo
anticaspa. E a atitude comercial do jogador, enriquecendo sua conta bancária
para simular a existência de um problema capilar que certamente não possui,
necessariamente provoca algumas indagações.
Não sei até
que ponto é ético uma personalidade fingir ter um problema que na verdade não
possui. Não sei até que ponto é moral uma empresa forjar qualidades num produto
utilizando-se para tal uma celebridade. Também não sei como as pessoas devem
reagir diante de tamanha farsa comercial. Mas sei que somente o dinheiro é
capaz de transformar mitos em falsários, mentiras em aparentes realidades,
galãs vaidosos em reles humanos seborrentos.
Outra coisa
também sei. Jamais Cristiano Ronaldo faria graciosamente um comercial para um
organismo humanitário ou de prevenção contra os tantos abusos cometidos contra
as crianças. Não faria porque já demonstrou quanto vale a sua imagem e ao que
ela se destina. E não se pode esperar nada de quem talvez possa usar calcinha num
comercial para vender lingerie.
Poeta e
cronista
blograngel-sertao.blogspot.com
Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
.jpg)
.jpg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário