Por: Rangel Alves da Costa(*)
A
RELIGIOSIDADE NA POLÍTICA SERTANEJA
A
religiosidade não significa apenas a obediência aos ensinamentos bíblicos, a
adoração ao que se reputa divino ou ser adepto de um ou outro credo religioso.
É também instrumento de ideologização através da fé, um modo de guiar pessoas
por determinados caminhos, segundo os preceitos dos membros de cada igreja e os
seus objetivos ocultos.
Enquanto
ideologia, a religiosidade utiliza-se dos preceitos da igreja – principalmente
da concepção de pecado e de obediência – com outros objetivos menos cristãos.
Passa a utilizar a religião, ou o vínculo a ela, para manipular, para tornar os
devotos em seguidores de ideários próprios. O que se busca, por fim, é que os
seguidores se tornem fanáticos, intolerantes, sujeitos alienados que passam a
obedecer cegamente aos ditames do líder religioso.

É neste passo
que a religiosidade ganha contornos políticos. Utilizando a igreja, o púlpito,
a palavra de Deus, logo o pregador começa a entremear o sermão com sua
ideologia política, partidária. E como aqueles mais religiosamente fervorosos
geralmente reputam como verdadeiro tudo que ouvem, então se tornam
partidários políticos do pregador, vez que não conseguem reconhecer os reais
objetivos do seu líder.
Foi assim que
Padre Cícero se impôs como sacerdote e político, abraçando a um só tempo a
igreja e os meandros da política, e nesta como líder poderoso e temido. António
Conselheiro não se afastou do misticismo ideologizante para pregar suas
concepções políticas. O líder missionário misturava preceitos de religiosidade
e de obediência à sua visão política, em confronto ao regime vigente.
Desse modo,
tem-se que a religiosidade sempre esteve mais próxima da política do que
imagina nossa vã beatice. Muitas vezes caminham de mãos dadas e até fazem do
mesmo púlpito de pregação da palavra divina um palanque de discursos políticos
e alicerçamento de candidaturas. E comumente é o próprio líder religioso o
candidato.
Contudo, o que
hoje se apresenta diferente na igreja como instrumento de ideologização
política é o verdadeiro sincretismo religioso-partidário observado segundo as
conveniências. Se há alguns anos dificilmente acontecia de a igreja católica
estar unida às igrejas evangélicas ou protestantes com objetivos de eleger
candidatos, hoje a situação é bem diferente.
E mudou de tal
forma, e os seus líderes candidatos agem de tal modo, que mais parecem
ardilosamente mancomunados para não demonstrar que são de igrejas diferentes,
pregam de modo diferente e possuem objetivos de evangelização também
diferentes. Na verdade, quando se trata de fanatizar, de incutir na mente dos
fiéis e beatos as qualidades de alguém vinculado à igreja, tanto faz que tal
candidato seja evangélico ou católico.
E é exatamente
assim que vem acontecendo na política sertaneja. Levando o sincretismo ao pé da
letra. Considerando-se que sincretismo também pode ser visto como a fusão de
crenças e credos, ainda que contraditórios, mas objetivando um fim comum,
logicamente se depreende que a religiosidade em si passou a ser um tanto faz. O
que importa é o que dela possa politicamente frutificar.
Tem-se, então,
uma religiosidade dissimulada, uma fé distorcidamente pregada, porque é a
tomada ou a manutenção do poder político que mais interessa aos líderes
religiosos. Ora, quem vai acreditar se os bispos evangélicos vivem lançando
farpas às autoridades católicas, agindo diversamente de preceitos do
catolicismo, se politicamente, nos meandros partidários, se mostram em plena
comunhão?
Desse modo,
noutros tempos não seria fácil imaginar que, pertencendo à igreja católica, o
Frei Enoque mais tarde viesse a andar de braços dados com o Pastor Heleno, um
evangélico. Contudo, comprovado está que as igrejas em si não significam nada
diante dos objetivos políticos de seus líderes. Também comprovado está que
grande parte da população sertaneja ainda não sabe enxergar os interesses
partidários embutidos nas pregações.
Nas eleições
passadas e principalmente nesta última, ainda que em municípios diferentes, os
dois se abraçaram mais uma vez em nome do poder. Enoque, ao tempo que pedia
voto para o seu candidato, não se esquecia de lembrar as qualidades positivas
do outro, acaso o eleitor votasse no município vizinho, Canindé do São
Francisco. E do mesmo modo fez Pastor Heleno com o candidato de Enoque em Poço
Redondo.

Não só pediam
votos para o amigo candidato como faziam campanhas praticamente conjuntas. Os
devotos políticos de Frei Enoque participavam dos comícios e passeatas do
Pastor Heleno, e de Canindé chegavam multidões para os encontros de Roberto
Araújo, candidato do frei. Assim, a sede desenfreada de poder fez quebrar
barreiras, fez o católico subir no púlpito evangélico e este beijar a cruz
enoquista. E saíram vencedores.
Como
observado, é uma democracia religiosa tão unida, tão abraçada nos seus
objetivos, que se os fins não fossem somente a tomada do poder temporal, logo
se diria que o sertão é terra de uma só igreja, um mesmo credo, uma só devoção.
Mas não. São diversos pastores rebanhando seus fiéis eleitores.
(*) Meu nome é
Rangel Alves da Costa, nascido no sertão sergipano do São Francisco, no
município de Poço Redondo. Sou formado em Direito pela UFS e advogado inscrito
na OAB/SE, da qual fui membro da Comissão de Direitos Humanos. Estudei também
História na UFS e Jornalismo pela UNIT, cursos que não cheguei a concluir. Sou
autor dos eguintes livros: romances em "Ilha das Flores" e
"Evangelho Segundo a Solidão"; crônicas em "Crônicas
Sertanejas" e "O Livro das Palavras Tristes"; contos em
"Três Contos de Avoar" e "A Solidão e a Árvore e outros
contos"; poesias em "Todo Inverso", "Poesia Artesã" e
"Já Outono"; e ainda de "Estudos Para Cordel - prosa rimada
sobre a vida do cordel", "Da Arte da Sobrevivência no Sertão -
Palavras do Velho" e "Poço Redondo - Relatos Sobre o Refúgio do
Sol". Outros livros já estão prontos para publicação. Escritório do autor:
Av. Carlos Bulamarqui, nº 328, Centro, CEP 49010-660, Aracaju/SE.
Poeta e
cronista
blograngel-sertao.blogspot.com
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