O município de Mossoró, segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, com cerca de 250 mil habitantes, está localizada na região Oeste, a 270 km de Natal e 260 km de Fortaleza (CE).A exploração de Petróleo, a extração de sal e a produção de frutas irrigadas são as principais atividades eonômica da cidade, que ainda atrai turistas pelas suas águas termais e eventos de fatos históricos e festas juninas.Os eventos culturais e juninos têm o apoio da prefeitura, que tornou a cidade um centro de cultura popular. Já as águas termais do Thermas Hotel têm propriedades terapêuticas e são ótimas para relaxar.O Mossoró Cidade Junina ocorre no mês de junho. Já é o maior festejo junino do Estado. Durante todo o mês de junho a prefeitura promove uma série de shows com artistas locais e atrações nacionais.Ainda em junho, paralelo aos festejos juninos, em frente a Igreja São Vicente, é realizado de quinta-feira a domingo a partir das 21 horas o espetáculo “Chuva de Balas no País de Mossoró", que mostra a expulsão do bando de Lampião da cidade. Música e teatro se unem nesse espetáculo com cerca de 50 personagens no palco.
O Auto da Liberdade, encenado na Estação das Artes, de 26 a 29 de setembro, é um espetáculo teatral e musical Inspirado em quatro fatos históricos da cidade. O auto mostra a saga dos movimentos libertários e de vanguarda da cidade : o Motim das Mulheres (1875); a Abolição da Escravatura (1883); a Resistência ao bando de o “Lampião” (1927); e o primeiro Voto Feminino da América Latina (1928).
O auto conta com cerca de 2.500 atores e figurantes, sendo considerado um dos maiores espetáculos teatrais ao ar livre do mundo.Em dezembro, a cidade celebra a sua padroeira Santa Luzia, com procissão e oratório contando a vida da santa protetora dos olhos.
Museu da Resistência
Em 2008, Mossoró ganhou o Museu da Resistência, a praça da Convivência e a Cidade da Criança.
O Museu da Resistência fica na avenida Rio Branco, no centro. Painéis de fotos antigas registram e contam a frustrada invasão do bando de Lampião a cidade. O prefeito da época, Rodolfo Fernandes, mobilizou os moradores de Mossoró para enfrentar o grupo de Lampião, num confronto que acabou em mortes de muitos comparsas do bandido mais temido do Nordeste.
Bandidos para alguns, cultuado como herói por outros, Lampião teve a sua pior derrota ao tentar invadir Mossoró para saquear a cidade. A história desse episódio ocorrido em 1927 foi transformado em espetáculo musical de muito sucesso, que todo ano em junho atrai milhares de turistas para a cidade.
A praça da Convivência é um espaço gastronômico com restaurantes, bares, sorveteria, pastelaria, tapiocaria e lojas de artesanato.
Ponte sobre o Rio Mossoró
Já a Cidade da Criança como o nome já indica é um espaço para a garotada se divertir, com muitos brinquedos.
Passeios
A partir de Mossoró, as opções de passeios de um dia são muitas, como conhecer o litoral da Costa Branca, onde estão as salinas, falésias e dunas das praias de Areia Branca, São Cristovão, Ponta do Mel e Rosado.
Tem ainda as praias de Grossos e Tibau, na divisa com o Ceará.
Praia em Tibau
Espaço Cultural
Em Mossoró, uma boa opção é conhecer o Espaço Cultural Arte da Terra, na avenida Presidente Dutra, 1, no bairro Alto de São Manoel, na saída para Natal pela BR-304.
Música, artesanato, cultura e gastronomia estão juntas num mesmo ambiente rústico. Na fachada, dois bonecos representando Lampião e Maria Bonita dão as boas vindas ao visitante. Informações pelo telefone (84) 3315-5176
Música, artesanato, cultura e gastronomia estão juntas num mesmo ambiente rústico. Na fachada, dois bonecos representando Lampião e Maria Bonita dão as boas vindas ao visitante. Informações pelo telefone (84) 3315-5176
Se você gosta deler "Cangaço", clique neste link.
Nenhum comentário:
Postar um comentário