sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

INSTITUTO HISTÓRICO RECEBE ESCRITOR

Por Clerisvaldo B. Chagas, 23 de janeiro de 2015. - Crônica Nº 1350
CLERISVALDO NO INSTITUTO. Foto: (Clerise Chagas).

Terça-feira passada, estivemos em visita de cortesia ao Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, em Maceió. Algumas pesquisas feitas naquele respeitável casarão voltaram muitas vezes multiplicadas em forma de livros que servirão para outros pesquisadores de Alagoas e do Brasil.

Mesmo com o presidente do Instituto, ausente, ofertamos três livros que por certo serão apreciados e colocados à disposição dos seus visitantes. Autografados ficaram: Lampião em Alagoas (Clerisvaldo B. Chagas e Marcello Fausto); Negros em Santana (Clerisvaldo B. Chagas, Marcello Fausto e Pedro Pacífico V. Neto); e Ipanema, um rio macho (Clerisvaldo B. Chagas).

MACEIÓ, RUA DO COMÉRCIO. Foto: (Clerisvaldo).

Na fase de pesquisa para o Livro Lampião em Alagoas, colhemos duas fotos históricas nesse luxuoso museu alagoano, de personagens importantíssimas no combate ao cangaço lampiônico. Completamente inéditas para a história cangaceira (que apena cita nome, sem imagens), apresentamos em Lampião em Alagoas as fotos do governador Costa Rego (o mais famoso) e a de Osman Loureiro, em cuja administração aconteceu a hecatombe de Angicos.

Aproveitando a recepção em nossa visita, colhemos outra foto de outro personagem que teve intervenção marcante nas mortes dos onze cangaceiros abatidos em Angicos, inclusive Lampião e Maria Bonita. Seremos também, o primeiro a apresentar a imagem dessa pessoa que todo livro de cangaço fala, mas não apresenta foto. Esse retrato virá no livro Maria Bonita a Deusa das Caatingas, completamente pronto, faltando apenas imprimir e publicar. Junto a essa foto, mais duas também inéditas do mesmo assunto e da capital Maceió.

Muitas pessoas, porém, não sabem que o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, funciona como museu de alto nível, talvez, por falta de divulgação.

Menino, é um luxo, uma organização, um zelo, um brilho!...

Vale apenas conhecer.


Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário: