domingo, 12 de maio de 2013

VISITANDO O SÍTIO HISTÓRICO DA FAZENDA ACAUÃ - APARECIDA - PARAÍBA


Quem passa apressado pela BR-230 na altura da cidade de Aparecida PB não imagina que a apenas 4 km se tem escondido um patrimônio histórico respeitável: Acauã, a mais antiga fazenda de gado e de algodão do Sertão da Paraíba.

No ambiente se sente o ar impregnado de História, mas injustificadamente pouco divulgado. Mas a História não esquece este pedaço do sertão paraibano. Não basta falar que renomado escritor e teatrólogo Ariano Suassuna morou no casarão durante parte de sua infância e se inspirou no cenário para desenvolver suas obras. Outros menos badalados, mas não menos importantes com o José Rodrigues Ferreira Júnior - Dr. Ferreira, dotado de grande cultura e membro do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro e nascido no Brooklyn, Nova York(N. Y. U.S.A.), Estados Unidos da América um dos precursores da Doutrina Espírita na Paraíba por perseguição religiosa, caluniado e perseguido, mas empreendedor se destacou pelas atividades progressistas que imprimiu à lavoura irrigada, à criação de animais de alta linhagem, à industrialização de óleos vegetais, e, principalmente, uma atenção especial à educação dos empregados e de suas famílias na fazenda Acauã (Leia mais ). Também no sítio várias tomadas de imagens foram realizadas do filme longa metragem “O Sonho de Inacim”, o aprendiz do Padre Rolim, que tem como Diretor e roteirista o teatrólogo e cineasta Eliezer Rolim Filho, “O Sonho de Inacim”.

Um bom conselho passando por lá não deixe de dar uma entrada e conhece esta maravilha histórica. Veja uma galeria de fotos da Fazenda Acauã. 
Sítio histórico da Fazenda Acauã

Com 300 anos de história, o Sítio Acauã é a mais antiga fazenda de gado e algodão do Sertão da Paraíba e é um pouco da história da ocupação do sertão nordestino.

Sítio histórico da Fazenda

http://natrilhadocastelo.blogspot.com.br/2011/12/visitando-o-sitio-historico-da-fazenda.html


Se você gosta de ler histórias sobre cangaço clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário: