quarta-feira, 12 de agosto de 2015

UMA VIOLÊNCIA SEM EXPLICAÇÃO

Por Francisco Carlos Jorge de Oliveira

 Querido amigo José Mendes eu estou a seu lado neste manifesto de repúdio à mídia e os " famosos" que dela fazem parte. Você se recorda muito bem caro Professor que a um certo tempo atrás fazia parte do currículo de escolar, uma matéria por nome "Educação Moral e Cívica", a qual ensinava o corpo discente, a verdadeira postura de um cidadão perante a sociedade. 

Eu me recordo de um jovem professor gaúcho por nome Elizeu Haut, ele era o responsável por essa disciplina, e com ética e amor extremo à profissão, ele nos ensinava o melhor jeito de ser um patriota.Todas as manhãs na hora de entrarmos para sala de aula, era norma do colégio que todos os alunos de cada classes se posicionassem ficando enfileirados no pátio da do prédio da escola, e após cantarmos o hino nacional, do estado,da bandeira ou um outro hino cívico, deslocávamos em fila indiana e em silêncio para as classes para o início das aulas. Esta disciplina incluía a participação de todo o corpo discente e docente da zona urbana e rural, nas solenidades e festejos em datas cívicas principalmente os desfiles de 7 de setembro, isto é; além dos teatros, tinha competições esportivas, jograis e outras inúmeras atividades de apresentação para o público. Naquela época o professor era mais respeitado e tinha autoridade sobre o aluno, o que não é ocaso de hoje. Não sei quem era naquele tempo, o ministro da educação que baniu esta disciplina do currículo escolar. Com certeza nos dias de hoje se ainda estiver vivo se envergonha do que fez, e se estiver morto podem apostar que não esta lecionando nas escolas celestiais.

O estatuto da criança e do adolescente é sem sombra de dúvida benévolo aos nossos jovens, mas em parte, às vezes; prejudica por demais na educação dos filhos ( Opinião minha).

Quanto aos artistas Caro Professor Mendes, eu lembro -me das canções críticas de Chico Buarque, Gilberto Gil, João Bosco e outros como a saudosa Elis Regina, que sem medo, enfrentava a censura e lutava pela democracia e justiça. Hoje nossos "artistas", não demonstram um fragmento de patriotismo se quer, não estão nem aí para o povo e a nação, são verdadeiros glutões do dinheiro da fama e assim também é a mídia. Quanto a violência envolvendo menores nas salas de aula de todo o país, temos que fazer algumas algumas modificações no ECA, criar estatutos nas escolas, e também algumas leis com pena mais severa para os menores infratores. Como conselheiro Tutelar, um dia dei uma ideia em uma simpósio, que era viável em uma escola de alto índice de violência, criar o " MONITOR" dois homens forte, bem remunerados, porém com capacitação para o exercício da função, e não só para intervir nas divergências e brigas, mas mara auxiliar em geral na escola, não causando assim nos alunos a sensação de ser um segurança, só interagindo na hora do fato. Ah! Ai gerou uma polêmica, a prefeitura nem o estado, não tem condições de pagar tais profissionais. Pois então meu amigo, o problema é solúvel, mas quem poderia resolvê-lo não se importa com a questão e o resultado infelizmente é o quadro que você postou acima caro Professor.

Cabo Francisco Carlos PMPR-RR "Saudações Militares"

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário